EMEF
PRES. RODRIGUES ALVES
Laboratório
de Informática Educativa – LIE
Coordenador
do LIE: Flávio Luiz keller
PLANEJAMENTO
2012
JUSTIFICATIVA:
Frente aos desafios que a educação
nos coloca constantemente faz com que a Escola seja uma instituição
orgânica e desafiadora pois sua dinamicidade nos provoca a
reinventar, recriar, reler, mudar ,redimensionar, reconstruir,
renovar e tantos outros movimentos que sem eles a escola morre e
morremos juntos. As tecnologias da informação na educação tem o
papel de trazer para a escola novas possibilidades para o processo de
ensino e de aprendizagem, sendo que, sua apropriação nos espaços
escolares tornará possível uma nova escola que avança para novos
horizontes contituidos pelo cognitivo, afetivo e social na formação
de sujeitos autônomos e críticos para uma sociedade mais justa e
libertadora.
ESTRATÉGIAS:
Durante o ano letivo de 2012 o LIE da
Escola Rodrigues Alves focará sua atuação na parceria entre a
coodenação do LIE e os demais professores juntamente com a Equipe
Diretiva, fomentando e instigando a participação de todos no
planejamento coletivo do laboratório de informática. Diante desta
proposta é fundamental a participação e a discussão de todos nos
momentos das reuniões pedagógicas realizadas mensalmente na escola,
sendo que, para isso, se construa coletivamente a ideia de que o LIE
pertence a todos os envolvidos nas ações pedagógicas e que essa
forma de pertencimento do espaço e da tecnologia se dará a partir
do acolhimento participativo deste espaço pedagógico.
O compromentimento da Equipe Diretiva
com esta proposta deverá ser explícita e clara para que se
estabeleça o processo dialógico entre todos no planejamento
coletivo, para isso, a gestão da escola precisa apropriar-se
intensamente deste movimento e a equipe pedagógica do CEPIC terá um
papel fundamental para a construção desta proposta através das
assessorias que se farão necessárias.
Somente abrir o espaço para os
professores circularem no ambiente informatizado não garante a
efetiva utilização das ferramentas, dos conceitos e dos
conhecimentos, é necessário contextualizar e construir uma proposta
coletiva e participativa entre todos os professores para qualificar o
acesso e possibilitar a construção do conhecimento a partir das
tecnologias na educação.
Neste ano deve-se priorizar também a
continuidade da formação que teve início em 2011 através da
formação INTEL a partir de cursos divididos em módulos de
conhecimento para os professores e funcionários escolherem conforme
suas necessidades e particularidades incentivando para a
aplicabilidade dos conhecimentos no atendimento das turmas. Outra
frente que terá continuidade neste ano e que iniciou no ano passado
foram os cursos abertos à comunidade onde os participantes
demonstraram muito interesse em dar continuidade.
Outra estratégia que se faz
necessária para este ano será reescrever o PPP da escola incluindo
essa nova concepção do uso das tecnologias da informação na
educação para que a proposta seja consolidada.
METAS:
Metas
|
Quantitativo
|
Período
|
|
Todas as turmas
|
Durante o
período letivo
|
|
34 alunos de 5º
e 6º Anos
|
Durante o
período letivo
|
|
Todos
professores da escola
|
Durante o
período letivo
|
|
Todas as turmas
|
Durante o
período letivo
|
|
Alunos do
projeto Mais Educação
|
Durante o
período letivo
|
|
34 alunos do
projeto de monitoria de informática
|
Durante o perído
letivo
|
|
Todos
professores e equipe diretiva
|
Durante o
período letivo
|
|
Todos alunos e
todos professores da escola
|
Durante o
período letivo
|
|
Todas as turmas
da escola
|
Durante o
periodo letivo
|
|
Todos
professores da escola
|
Durante o
período letivo
|
|
Todos os alunos
e professores da escola
|
Durante o
período letivo
|
|
Todas as turmas
da escola
|
Durante o
período letivo
|
|
Todos os
professores da escola
|
Durante o
período letivo
|
|
Todas as turmas
da escola
|
Durante o
período letivo
|
|
Todos os
professores e funcionários da escola, 2 cursos de 20 horas
|
2º semestre
|
|
34 membros da
comunidade escolar, 2 cursos de 20horas
|
2º semestre
|
|
10 reuniões e
cursos de interesse profissional
|
Durante o
período letivo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário