LIE


EMEF PRES. RODRIGUES ALVES
Laboratório de Informática Educativa – LIE

Coordenador do LIE: Flávio Luiz keller

PLANEJAMENTO 2012

JUSTIFICATIVA:

Frente aos desafios que a educação nos coloca constantemente faz com que a Escola seja uma instituição orgânica e desafiadora pois sua dinamicidade nos provoca a reinventar, recriar, reler, mudar ,redimensionar, reconstruir, renovar e tantos outros movimentos que sem eles a escola morre e morremos juntos. As tecnologias da informação na educação tem o papel de trazer para a escola novas possibilidades para o processo de ensino e de aprendizagem, sendo que, sua apropriação nos espaços escolares tornará possível uma nova escola que avança para novos horizontes contituidos pelo cognitivo, afetivo e social na formação de sujeitos autônomos e críticos para uma sociedade mais justa e libertadora.

ESTRATÉGIAS:

Durante o ano letivo de 2012 o LIE da Escola Rodrigues Alves focará sua atuação na parceria entre a coodenação do LIE e os demais professores juntamente com a Equipe Diretiva, fomentando e instigando a participação de todos no planejamento coletivo do laboratório de informática. Diante desta proposta é fundamental a participação e a discussão de todos nos momentos das reuniões pedagógicas realizadas mensalmente na escola, sendo que, para isso, se construa coletivamente a ideia de que o LIE pertence a todos os envolvidos nas ações pedagógicas e que essa forma de pertencimento do espaço e da tecnologia se dará a partir do acolhimento participativo deste espaço pedagógico.
O compromentimento da Equipe Diretiva com esta proposta deverá ser explícita e clara para que se estabeleça o processo dialógico entre todos no planejamento coletivo, para isso, a gestão da escola precisa apropriar-se intensamente deste movimento e a equipe pedagógica do CEPIC terá um papel fundamental para a construção desta proposta através das assessorias que se farão necessárias.
Somente abrir o espaço para os professores circularem no ambiente informatizado não garante a efetiva utilização das ferramentas, dos conceitos e dos conhecimentos, é necessário contextualizar e construir uma proposta coletiva e participativa entre todos os professores para qualificar o acesso e possibilitar a construção do conhecimento a partir das tecnologias na educação.
Neste ano deve-se priorizar também a continuidade da formação que teve início em 2011 através da formação INTEL a partir de cursos divididos em módulos de conhecimento para os professores e funcionários escolherem conforme suas necessidades e particularidades incentivando para a aplicabilidade dos conhecimentos no atendimento das turmas. Outra frente que terá continuidade neste ano e que iniciou no ano passado foram os cursos abertos à comunidade onde os participantes demonstraram muito interesse em dar continuidade.
Outra estratégia que se faz necessária para este ano será reescrever o PPP da escola incluindo essa nova concepção do uso das tecnologias da informação na educação para que a proposta seja consolidada.

METAS:

Metas
Quantitativo
Período
  • Ampliar o atendimento às turmas através do agendamento do LIE;
Todas as turmas
Durante o período letivo
  • Manter o projeto de Monitoria de Informática para as turmas concluintes em 2012;
34 alunos de 5º e 6º Anos
Durante o período letivo
  • Motivar os professores a utilizar o espaço e os recursos do LIE através de atividades desenvolvidas pelas turmas no LIE;
Todos professores da escola
Durante o período letivo
  • Planejar as aulas no LIE que servem para os horários de cobertura de hora atividade para construir uma cultura tecnológica;
Todas as turmas
Durante o período letivo
  • Fomentar o uso do espaço do LIE para os demais projetos que ocorrem na escola;
Alunos do projeto Mais Educação
Durante o período letivo
  • Produzir e publicar conteúdos referentes a Escola para divulgação nos meios eletrônicos disponibilizados;
34 alunos do projeto de monitoria de informática
Durante o perído letivo
  • Fortalecer os vínculos pedagógicos entre os professores, coordenação pedagógica e o coordenador do LIE;
Todos professores e equipe diretiva
Durante o período letivo
  • Participar dos processos pedagógicos que ocorrem na escola tais como reuniões, conselhos de classe, atendimento a pais e demais atividades inerentes ao fazer pedagógico;
Todos alunos e todos professores da escola
Durante o período letivo
  • Promover a integração das turmas através de atividades do LIE e correlatas;
Todas as turmas da escola
Durante o periodo letivo
  • Favorecer o acesso do LIE aos professores para o seu planejamento quanto ao acesso a internet, uso das ferramentas tecnológicas e do espaço do LIE;
Todos professores da escola
Durante o período letivo
  • Gerenciar e garantir o acesso ao LIE a todos os alunos e professores da Escola;
Todos os alunos e professores da escola
Durante o período letivo
  • Propor atividades referente aos assuntos que os professores estão trabalhando com a turma;
Todas as turmas da escola
Durante o período letivo
  • Oferecer auxilio aos professores na busca de novas ferramentas e novos recursos que sejam interessantes ao processo de aprendizagem da turma;
Todos os professores da escola
Durante o período letivo
  • Zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos e orientar as turmas para o uso adequado dos recursos do LIE;
Todas as turmas da escola
Durante o período letivo
  • Realizar cursos de atualização aos professores e funcionários da escola para a promoção da formação continuada iniciada em 2011;
Todos os professores e funcionários da escola, 2 cursos de 20 horas
2º semestre
  • Realizar cursos de informática sequenciais para a comunidade;
34 membros da comunidade escolar, 2 cursos de 20horas
2º semestre
  • Participar das reunições e formações oferecidas pelo CEPIC.
10 reuniões e cursos de interesse profissional
Durante o período letivo



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